Destino Miringuava: turismo responsável em São José dos Pinhais
“Destino Miringuava” oferece contato com a natureza, experiências gastronômicas e vivências em sítios de agricultura familiar, entre outras atrações
Novo mapa destaca empreendimentos com práticas de turismo responsável na região da bacia do Rio Miringuava, localizada a apenas uma hora de Curitiba
Colher morangos, degustar vinhos finos, visitar um orquidário, fazer uma trilha em meio à Mata Atlântica, conhecer sítios da agricultura familiar e se hospedar em uma ecopousada com jeito de casa de campo. Essas são algumas das atrações do Destino Miringuava, roteiro de visitação em São José dos Pinhais, localizado a apenas uma hora de Curitiba (PR). Distribuído gratuitamente e disponível online, o mapa destaca empreendimentos locais com práticas ambientais responsáveis, fortalecendo a economia da região e ampliando as possibilidades de lazer e turismo local.
Inicialmente, são seis empreendimentos participantes do roteiro e inúmeras atrações e atividades para os visitantes. “Os locais selecionados proporcionam uma experiência muito próxima da comunidade, de forma acolhedora, com simplicidade e nostalgia. Ao circular por esses locais, os turistas também contribuem para fortalecer um modelo de negócio sustentável, que ajuda a conservar a natureza em uma região estratégica para a segurança hídrica de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Anke Manuela Salzmann, gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário e coordenadora do Movimento Viva Água, que atua para garantir a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas na região.
O turismo é uma das vocações da Bacia do Rio Miringuava, que além dos atrativos naturais, oferece uma rica experiência cultural e gastronômica. “O local guarda muitas histórias e tradições preservadas pelos colonos que chegaram ao longo do século passado. Queremos fortalecer a comunidade, melhorando a qualidade de vida e os cuidados com o meio ambiente. Tudo isso deve valorizar ainda mais os roteiros de visitação e atrair novos turistas”, explica Anke.
Colheita e degustação de morango
Um dos empreendimentos do roteiro é a La Choupana, sítio de agricultura familiar onde é possível conhecer a produção de morango e ter uma experiênciade “colhe e pague” da fruta. Propriedade do casal Marcelo e Adriane Leschnhak, que recebe os visitantes sempre ao lado das filhas, o sítio também possui campo de girassóis, espaço para piquenique e um café, que oferece a tradicional cuca de morango e o suco natural da fruta. A propriedade tem uma preocupação especial com a sustentabilidade, com sistema de irrigação inteligente que economiza água, além de estruturas suspensas para o cultivo das frutas criadas a partir de caixas de leite longa vida recicladas. O casal produz morango na propriedade há mais de 20 anos e resolveu abrir as portas para os turistas durante a pandemia, aproveitando a tendência de busca por passeios que proporcionam contato com a natureza. O espaço está aberto sempre aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. As visitas de grupos podem ser agendadas. (http://instagram.comlachoupana001/)
Agricultura orgânica
No Rancho Caminho das Águas, propriedade da Alexandra Leschnhak, os visitantes podem viver um agradável dia na fazenda. O local produz alimentos orgânicos e abre a porteira para escolas e seus alunos vivenciarem a vida no campo integrada com a natureza, com trilhas pelas nascentes que desaguam no Rio Miringuava. Famílias e demais grupos interessados podem visitar o rancho, mas devem reservar antecipadamente. A propriedade possui colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, onde é oferecida degustação de mel. Uma biofábrica produz defensivos naturais para controle de pragas na agricultura a partir de fungos e bactérias é outro diferencial do rancho, que eliminou o uso de agroquímicos há mais de 15 anos, evitando que resíduos tóxicos cheguem ao Rio Miringuava.